Dia Estadual do Rio Paraguai: ADUNEMAT integra comitiva, participa de audiência pública e reafirma luta pela preservação dos recursos naturais


Nos dias 14 e 15 de novembro, a ADUNEMAT – Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso -, participou das atividades que marcaram o Dia Estadual do Rio Paraguai, reafirmando o compromisso com a preservação ambiental. O evento teve como destaque uma grande caravana popular, uma audiência pública e visitas nas proximidades das nascentes do Rio Paraguai, iniciativas que reforçam a luta pela proteção dos recursos naturais da região.
A caravana “Água para a Vida” partiu de Cáceres na manhã de quinta-feira (14/11) e percorreu cidades como Porto Estrela, Barra do Bugres, Denise e Arenópolis, até chegar a Alto Paraguai. Com a participação da presidente da ADUNEMAT, professora Luciene Neves, do tesoureiro geral, professor Domingos Sávio, e demais professores e professoras sindicalizados/as à ADUNEMAT, a comitiva buscou conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos hídricos que sustentam a vida no Pantanal.
Em Alto Paraguai, os participantes se reuniram em uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com o tema “Pantanal Vivo”. Durante o evento, Luciene Neves destacou que a luta pela valorização dos profissionais da educação também alinhada à defesa do meio ambiente. “Lutamos pelos direitos dos nossos e nossas docentes, dos serviços públicos e também pela vida, pela justiça social e pela preservação dos recursos naturais que são fundamentais para o equilíbrio da nossa região”, afirmou a presidente. Ela também alertou para os impactos da escassez de água, que já afetam as comunidades pantaneiras, a economia local e o agronegócio.
As atividades prosseguiram na sexta-feira (15) com a tradicional “Alvorada Pantaneira” e uma visita nas proximidades das nascentes do Rio Paraguai, em Alto Paraguai (MT), simbolizando a urgência de proteger essas fontes vitais. As nascentes, no entanto, estavam restritas ao acesso, pois estão em fazendas particulares. Professores da UNEMAT e sindicalizados à ADUNEMAT marcaram presença, reafirmando o compromisso da categoria com a preservação ambiental e o futuro do Pantanal.
O Dia Estadual do Rio Paraguai é uma data histórica instituída por Lei fruto da mobilização popular de 14 de novembro de 2000, quando a pressão social conseguiu suspender o licenciamento ambiental do Porto de Morrinhos. O projeto ameaçava o Pantanal com a construção da Hidrovia Paraguai-Paraná, mas foi barrado por uma vitória considerada um marco na luta ambiental em Mato Grosso. A data segue como um símbolo de resistência contra empreendimentos que coloquem em risco os ecossistemas da região.
Em um contexto de emergência climática, a ADUNEMAT reafirma seu compromisso com a defesa da vida e dos recursos naturais. A luta pelo Pantanal, pelas águas e pela justiça social continua firme, como destacou Luciene Neves: “Sem água, não há vida”.
Fonte: Assessoria/ADUNEMAT
Fotos: ALMT/Helder Faria e ADUNEMAT/Luciene Neves
VEJA FOTOS!










