43º Congresso do ANDES-SN será realizado em Vitória (ES) entre os dias 27 e 31 de janeiro; Confira o caderno de textos!

Entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025, Vitória (ES) será o palco de um dos maiores eventos de deliberação da categoria: o 43º Congresso do ANDES-SN. Organizado pela Adufes – Seção Sindical do ANDES-SN, o congresso reunirá docentes de todo o país, incluindo professoras e professores os sindicalizados à ADUNEMAT, para debater temas essenciais para a nossa luta, com foco na defesa dos direitos dos professores e no fortalecimento da organização sindical.

O evento, instância máxima de deliberação da categoria do Sindicato Nacional, terá como tema central “Só o ANDES-SN nos representa: dos locais de trabalho às ruas contra a criminalização das lutas”. A programação inclui debates sobre políticas educacionais e condições de trabalho das e dos docentes, além da formulação de estratégias para enfrentar os desafios impostos à categoria e à sociedade brasileira.

O 43º Congresso será também uma oportunidade de fortalecer pautas locais e nacionais, reafirmando o compromisso do Sindicato Nacional e suas Seções Sindicais com a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. A programação tem como os seguintes temas: I – Conjuntura e Movimento Docente; II – Planos de Lutas dos Setores; III – Plano Geral de Lutas; e IV – Questões Organizativas e Financeiras.

Delegação da ADUNEMAT

Em Assembleia Geral realizada no dia 21 de novembro, os e as docentes da UNEMAT elegeram a delegação da ADUNEMAT que representará a categoria no 43º Congresso do ANDES-SN. Foram escolhidos os seguintes delegados: professores Thielide Pavanelli, Domingos Sávio, Bruna Freitas, Diones Krinski e Jânio Veiga. A presidente Luciene Neves também será delegada, representando a Diretoria da ADUNEMAT. Ana Andruchak e Lisanil Patrocínio foram eleitas como observadoras/suplentes. A Assembleia ocorreu presencialmente em Cáceres e Sinop, com a participação de docentes de outros campi.

Caderno de Textos do 43º Congresso

O ANDES-SN disponibilizou o Caderno de Textos do 43º Congresso. O documento, enviado no dia 24 de dezembro por meio da Circular 584/2024, reúne as propostas, análises e contribuições encaminhadas pelas seções sindicais, diretoria nacional, sindicalizadas e sindicalizados, que serão debatidas durante o evento. O Caderno de Textos é um dos principais instrumentos para subsidiar as discussões e deliberações do Congresso, garantindo um processo democrático e participativo.

Ao todo, foram enviados 76 textos, distribuídos entre os seguintes temas: Tema I – Conjuntura e Movimento Docente; Tema II – Planos de Lutas dos Setores; Tema III – Plano Geral de Lutas; e Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras. 

Clique AQUI e leia  a íntegra do Caderno de Textos.

Fonte: ANDES-SN, com edição da ADUNEMAT.