Em assembleia, docentes elegem delegação da ADUNEMAT para o 68º CONAD do ANDES-SN e aprovam retomada da mobilização por concurso público para a UNEMAT


Nesta segunda-feira, 26 de maio, docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) participaram da Assembleia Geral Extraordinária convocada pela ADUNEMAT – Seção Sindical do ANDES-SN. O encontro ocorreu presencialmente nos campi de Sinop, Cáceres, Tangará da Serra, Juara, Nova Xavantina e Diamantino, com participação remota de professores de outros Campi da unemat.
Durante a assembleia, foi eleita a delegação que representará a ADUNEMAT no 68º Conselho do ANDES-SN (CONAD), que acontecerá de 11 a 13 de julho em Manaus (AM), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento, organizado pela Associação dos Docentes da UFAM (ADUA), terá como tema central: “Unificar as lutas anticapitalistas: contra o colapso socioambiental, em defesa da vida e da educação pública” .
Foram eleitos como observadores os professores João Sanches, da UNEMAT Barra do Bugres, e Lisanil Patrocínio, da UNEMAT Juara. O professor Domingos Sávio da Cunha Garcia, tesoureiro-geral da ADUNEMAT, irá como delegado, representando também a diretoria da seção sindical
Além da eleição da delegação, a assembleia debateu a urgente necessidade de realização de concurso público para docentes da UNEMAT. A universidade enfrenta um déficit significativo no quadro docente, com aproximadamente 50% das vagas ocupadas por professores temporários. Apesar de a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025 prever recursos para a realização de concursos públicos, incluindo para professores da educação superior , a UNEMAT está há 13 anos sem a realização de concursos efetivos.
Diante desse cenário, a categoria deliberou pela retomada das mobilizações em defesa do concurso público. As ações incluem a realização de um ato público em Cuiabá, em frente à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), órgão responsável pela autorização de concursos, além da publicação de uma nota pública da ADUNEMAT exigindo a realização imediata do certame. A mobilização contará também com o engajamento da comunidade acadêmica e estudantil, visando fortalecer a luta por uma universidade pública de qualidade.





Assessoria ADUNEMAT