Concurso para docentes da UNEMAT em pauta: ADUNEMAT protocola solicitação de audiência no TCE e cobra reunião com a SEPLAG

Cuiabá (30 de julho de 2025) – Nesta quarta-feira, a ADUNEMAT, representada pelo tesoureiro-geral, professor Domingos Sávio, intensificou a luta histórica pela realização de concurso público para docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

No período da tarde, foi protocolado um ofício no Tribunal de Contas do Estado (TCE), endereçado ao presidente conselheiro Sérgio Ricardo, solicitando audiência para tratar da urgência do concurso e debater uma eventual atuação do órgão na viabilização do certame.

Também à tarde, o professor Domingos esteve na Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), cobrando o retorno da solicitação de agenda protocolada há cerca de dois meses. Sem resposta até o momento, a ADUNEMAT seguirá insistindo até garantir a reunião. O objetivo é reforçar a necessidade imediata do concurso e apresentar a realidade que a universidade enfrenta, com déficit de docentes há anos. A expectativa é que a SEPLAG entre em diálogo com a reitoria da UNEMAT para possibilitar, de fato, a realização do certame.


“Precisamos manter a pressão e cobrar essas agendas ainda neste ano. Uma espera maior só agrava a precarização do trabalho docente na UNEMAT, assim como ensino, pesquisa e extensão”, afirma o professor Domingos Sávio, ressaltando a importância do concurso ainda neste ano.


A ADUNEMAT reforça que já se passaram 13 anos sem concurso público para docentes na UNEMAT, e que atualmente cerca de 50% do corpo docente é composto por profissionais temporários, o que compromete gravemente os pilares da universidade pública: ensino, pesquisa e extensão.

Além disso, os recursos necessários para o certame já estão previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, o que significa que o único entrave remanescente é de cunho político e administrativo.

A ADUNEMAT segue mobilizada e vigilante, exigindo do governo autorização imediata para a realização do concurso, que poderá contemplar cerca de 300 vagas, conforme déficit estimado de docentes na universidade.

Fonte: Assessoria ADUNEMAT