ADUNEMAT sorteia livro “Sociologia do Conhecimento”, de Laudemir Zart, para docentes sindicalizados

Valorizar a produção intelectual engajada com a educação crítica e com as lutas sociais. Esse é o objetivo da próxima iniciativa da ADUNEMAT (Associação dos Docentes da Unemat), que realizará o sorteio do livro Sociologia do Conhecimento – A Produção Social do Conhecimento em Paulo Freire, de autoria do professor e sindicalizado Laudemir Luiz Zart.

A ação é voltada para docentes sindicalizados à ADUNEMAT, reafirmando o compromisso da entidade em fortalecer a produção acadêmica vinculada ao pensamento crítico e às causas coletivas da educação pública.

Para participar, basta estar sindicalizado e realizar a inscrição no formulário online disponibilizado pela ADUNEMAT. O sorteio será realizado no dia 29 de agosto, de forma presencial, durante o evento “Pedagógico Festivo da ADUNEMAT”, na sede administrativa em Cáceres.

Segundo a presidenta da ADUNEMAT, professora Luciene Neves, o sorteio tem um caráter simbólico de resistência e valorização da produção intelectual:

“A doação reafirma nosso compromisso com a educação crítica e com a valorização da produção intelectual que dialoga com a luta social”, destacou Luciene.


Serão sorteados seis exemplares da obra, e os nomes dos contemplados serão divulgados no evento.

Para se inscrever, clique AQUI e garanta sua participação.

Sobre o livro 

Em “Sociologia do Conhecimento: a produção social do conhecimento em Paulo Freire”, o Professor Laudemir Luiz Zart (UNEMAT) oferece uma reflexão original sobre o legado de Paulo Freire. Partindo da perspectiva da função social do conhecimento, Zart explora como a pedagogia freireana se articula em torno da emancipação social e humana. 

A obra destaca a centralidade do diálogo crítico e da visão dialética na produção do conhecimento, ressaltando que cada ser humano é detentor de saberes significativos. 

Zart explora a dinâmica entre o saber já construído e o saber em processo de construção intersubjetiva, defendendo uma pedagogia crítico- problematizadora que rompe com a fragmentação do conhecimento e promove a superação da consciência ingênua pela consciência crítica. Ao abordar as propostas do Tema Gerador e dos círculos dialógicos, o autor evidencia como a práxis transformadora é indissociável da construção de um conhecimento autêntico e socialmente relevante.

Professor Laudemir Zart. Autor do livro Sociologia do Conhecimento: a produção social do conhecimento em Paulo Freire. Foto: ADUNEMAT.