ADUNEMAT participa do 1º Seminário da Unemat sobre enfrentamento ao assédio e à violência; evento acontece nesta terça (26) e quarta (27), em Cáceres


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza nesta terça (26) e quarta-feira (27), em Cáceres, o 1º Seminário de Enfrentamento ao Assédio e à Violência. O evento acontece no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da instituição no YouTube.
A Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT) participa da programação, representada por sua presidenta, professora Luciene Neves, para acompanhar e colaborar com os debates durante o evento. Luciene destaca que a iniciativa é um passo importante na consolidação da política institucional de combate ao assédio moral e sexual aprovada em 2023.
“O evento é uma ação que visa fortalecer a política de prevenção e combate ao assédio moral e sexual na instituição, aprovada por meio de resolução em 2023. Do nosso (ADUNEMAT) ponto de vista, eventos como esse precisam acontecer com frequência, pois são uma forma de dialogar, avaliar essa política e trazer novos elementos e dados, como os que já surgiram nas atividades realizadas pela manhã”, afirma Luciene.









As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até quarta-feira (27), no site da UNEMAT. O seminário oferece certificado de 16 horas.

Programação
Terça-feira (26)
- 8h: Apresentação cultural
- 8h10: Mesa de abertura
- 8h30: Mesa-redonda “Unemat e o combate ao assédio”
- 14h: Mesa-redonda “Assédio moral e a interseccionalidade de raça e gênero”
Quarta-feira (27)
- 8h: Apresentação cultural
- 8h10: Mesa-redonda “Assédio e violência: raízes e conceitos”
- 14h: Mesa-redonda “Serviços de defesa e responsabilização”
Política de Prevenção e Combate ao Assédio da Unemat
O seminário integra a Política de Prevenção e Combate ao Assédio da Unemat, elaborada por uma comissão especial criada em junho de 2023. O texto foi entregue à reitoria em setembro e aprovado pelo Conselho Universitário dois meses depois. A política estabelece diretrizes de prevenção, acolhimento e responsabilização em casos de assédio moral, sexual e outras formas de violência.
Nos últimos anos, a ADUNEMAT tem se posicionado na cobrança pela implementação efetiva dessa política. Vale ressaltar que a atual presidente da ADUNEMAT Luciene Neves integrou a comissão especial que redigiu o documento representando a categoria dos docentes da Unemat.
Saiba mais sobre a participação da ADUNEMAT na notícia publicada no Andes Sindicato Nacional: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/apos-mobilizacao-docente-unemat-aprova-politica-de-prevencao-e-combate-ao-assedio1
Assessoria ADUNEMAT/Com informações da Unemat