ADUNEMAT confirma presença e apoio no 39º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (CONUEE-MT) e leva o Giro para dialogar com estudantes


Entre os dias 3 e 5 de outubro, a cidade de Cáceres, berço do Pantanal mato-grossense e terra natal de Jane Vanini, grande militante contra a ditadura militar, sediará o 39º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (CONUEE-MT). Considerado o maior encontro democrático entre estudantes do estado, o evento reunirá representantes de diversas instituições, como UFMT, UNEMAT, UNIC e IFMT, para debater, ao longo dos três dias de programação, questões estruturais da educação. O congresso vai além, trazendo debates sobre justiça social, trabalho, cultura, direitos da classe trabalhadora e atenção à crise climática — fatores essenciais para avançar no futuro da sociedade, especialmente no âmbito da educação estadual e nacional.
Nesta edição, a ADUNEMAT – Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso, filiada ao ANDES-SN – confirma sua presença por meio da presidente, Luciene Neves, e do tesoureiro-geral, professor Domingos Sávio, além de seu apoio institucional ao CONUEE-MT. Com sede em Cáceres e docentes sindicalizados em todos os campi da UNEMAT, a ADUNEMAT considera o evento uma oportunidade ímpar para fortalecer o diálogo entre docentes e discentes, promovendo a construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pela educação pública no estado e no Brasil.
A presidente da ADUNEMAT, professora Luciene Neves, destaca a importância da participação da associação no CONUEE-MT:
“A ADUNEMAT está apoiando este ano o congresso da UEE, como sempre tem apoiado o movimento estudantil do nosso estado, particularmente a organização do movimento estudantil no âmbito da UNEMAT. Portanto, não poderíamos deixar de apoiar um evento como este, que vai reunir as lideranças estudantis de Mato Grosso, especialmente dentro da nossa instituição.”
Além do apoio institucional, a ADUNEMAT participará ativamente dos debates durante toda a programação:
“Nós estaremos dialogando em diversas mesas de debate, incluindo a mesa de abertura do evento, representando o sindicato. Além de mim, o tesoureiro-geral da ADUNEMAT, professor Domingos Sávio, comporá a mesa que tratará da recomposição orçamentária em defesa das universidades públicas. Também estarei em outra mesa que debaterá diversidade, ampliando a participação do sindicato nas discussões centrais do congresso.”
Durante o congresso, a ADUNEMAT levará também o “Giro ADUNEMAT 2025”, iniciativa da diretoria do sindicato que percorre os campi da UNEMAT para dialogar com docentes, técnicos e estudantes sobre pautas essenciais da categoria. Nesta quarta edição do Giro, as discussões se concentram em temas como a realização do concurso público para docentes da UNEMAT, que não ocorre há 13 anos, a luta contra a reforma administrativa no Brasil e a defesa da recomposição das perdas inflacionárias dos servidores públicos no estado, atualmente superior a 19%, conforme relatório publicado pelo DIEESE neste ano.
O CONUEE-MT é realizado bienalmente e reúne centenas de estudantes delegados eleitos proporcionalmente para deliberar sobre os rumos do movimento estudantil no estado. Segundo a organização, mais de 500 estudantes estarão presentes nesta edição para discutir temas como educação, desenvolvimento econômico sustentável, justiça social e os desafios da atual conjuntura estadual e nacional.
Para mais informações sobre o evento, acesse: https://www.instagram.com/ueemt/
Confira abaixo a programação oficial publicada nas redes doa UEE-MT:
1º DIA – 03/10 (Sexta-feira)
Local: UNEMAT Campus Jane Vanini – Cáceres
- 19h00 – Abertura do 39° Congresso da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso
- 20h30 – Banquetaço em defesa da Reforma Agrária, da Agroecologia e do Mato Grosso Fora do Mapa da Fome
- 21h30 – Atração cultural
2º DIA – 04/10 (Sábado)
- 09h00 às 11h00 – Mesa: “Soberania Nacional e Projeto de País” / Lançamento da urna do plebiscito popular contra a escala 6×1 e pela taxação dos super-ricos
- 11h00 às 12h30 – Debate simultâneo:
- “Por uma universidade pintada de povo: quem entrar precisa permanecer – a luta pelas cotas e pela assistência estudantil”
- “Mudanças climáticas: o papel dos estudantes e das universidades no enfrentamento à crise climática”
- 14h00 às 15h30 – Debates simultâneos:
- “A UNEMAT vale a luta”
- “Pelas federais fora do arcabouço fiscal”
- “IFMT faz tudo”
- “Educação não é mercadoria”
- 15h30 às 17h00 – Debate simultâneo:
- “Da margem ao centro: o protagonismo de LGBTs, mulheres, indígenas, negros e povos tradicionais contra as opressões”
- “Recomposição orçamentária já! Em defesa das universidades públicas”
- 17h30 – Ato na Praça Barão do Rio Branco / Corla do Rio Paraguai – “Um Brasil para os brasileiros”
- 20h30 – Atração cultural
3º DIA – 05/10 (Domingo)
11h00 – Plenária final
09h00 – Plenárias dos movimentos
10h00 – Homenagem da União Estadual dos Estudantes para Jane Vanini




Assessoria ADUNEMAT
Imagens: Reprodução UEE-MT






