ADUNEMAT na mídia: Em entrevistas em Pontes e Lacerda e Cuiabá, presidente Luciene Neves leva à imprensa pautas da categoria: concurso público para docentes da Unemat, valorização e luta contra a Reforma Administrativa

A presidente da Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT), professora Luciene Neves, participou recentemente de entrevistas em diferentes veículos de imprensa para dialogar com a sociedade mato-grossense sobre as principais pautas da categoria docente: o concurso público para docentes da Unemat, a recomposição geral anual (RGA) dos servidores do Estado e a luta contra a Reforma Administrativa.

Em Pontes e Lacerda, durante o Giro ADUNEMAT, Luciene concedeu entrevista à TV Guaporei. Ela destacou que o último concurso público para docentes da Unemat ocorreu em 2013 — há mais de dez anos — e que hoje cerca de 50% do quadro da universidade é formado por professores contratados, além de enfatizar a urgência de autorização do governo estadual para a realização do novo concurso, previsto no orçamento, mas ainda sem liberação oficial.

“Precisamos que o governo autorize o edital ainda este ano, pois a recomposição do quadro docente é essencial para garantir a qualidade da educação superior pública no estado”, afirmou Luciene.

Durante a entrevista, Luciene também anunciou a realização, neste Dia dos Professores (15 de outubro), da campanha “Tsunami Pró-Concurso”, uma mobilização virtual nas redes sociais para pressionar o governo estadual a autorizar a abertura do concurso público para docentes da Unemat. A ação convida docentes, estudantes e toda a comunidade a comentarem nas publicações oficiais do governo utilizando a hashtag #AutorizaMauro, em um grande movimento digital pela valorização da universidade e pela recomposição do quadro efetivo de professores.

Durante a entrevista, Luciene também lembrou a defasagem salarial acumulada de 19,52% nos últimos anos e reforçou a importância da luta pela RGA, que representa a recomposição das perdas inflacionárias e não um aumento real de salário.

A entrevista completa pode ser assistida no canal da TV Guaporei: https://www.youtube.com/live/SlL_V1tCsmk?si=6aTogXcvUA3uFuLC&t=3879

Em Cuiabá, a presidente participou de uma entrevista especial no programa Viva Voz, da Rádio Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), gravada em celebração ao Dia dos Professores. No programa, ela falou sobre a trajetória da ADUNEMAT desde sua fundação em 1989, a importância da Unemat na interiorização do ensino superior e o papel do sindicato na defesa da carreira docente.

Luciene também destacou a necessidade de retomada da vinculação orçamentária de 2,5% da receita líquida do Estado para a Unemat, retirada nos últimos anos, e lembrou que, se esse percentual ainda estivesse vigente, o orçamento atual da universidade seria suficiente para financiar pesquisa, extensão e assistência estudantil.

“A educação faz o país crescer, mas temos visto muita desvalorização. Precisamos de respeito e de políticas que garantam dignidade e condições de trabalho aos professores”, declarou.

O programa completo pode ser ouvido no site da Assembleia Legislativa e no canal do YouTube da Rádio Assembleia: https://www.al.mt.gov.br/midia/audio/33/programa/viva-voz-reivindicacoes-dos-professores/visualizar

As entrevistas integram a agenda de atividades da ADUNEMAT neste mês de outubro, marcada por mobilizações nos campi da Unemat em defesa do concurso público, da RGA e contra a Reforma Administrativa.

Assessoria/ADUNEMAT