Em Assembleia Geral, docentes aprovam prestação de contas e elegem delegados para o 44º Congresso do ANDES-SN

A ADUNEMAT – Seção Sindical do ANDES-SN realizou, nesta segunda-feira (17), duas assembleias gerais presenciais, com a participação de docentes sindicalizados e sindicalizadas de diversos campi da UNEMAT. Na primeira assembleia foi aprovado por unanimidade o parecer do Conselho Fiscal referente à prestação de contas do exercício de 2024. Já na segunda assembleia foram eleitos delegados, delegadas e suplentes que representarão a categoria no 44º Congresso do ANDES-SN, a ser realizado em março de 2026, em Salvador (BA).


Assembleia 1: Prestação de Contas aprovada por unanimidade

Durante a assembleia, o professor Jânio Veiga apresentou o relatório da movimentação contábil de 2024, destacando os principais dados para facilitar a análise dos presentes. Com parecer favorável do Conselho Fiscal, a prestação de contas foi aprovada por unanimidade. Os documentos completos serão encaminhados por e-mail aos sindicalizados e sindicalizadas.


Assembleia 2: Informes e eleição de delegados

A segunda assembleia contou com informes estratégicos sobre ações políticas, mobilizações e lutas.

Giro ADUNEMAT e luta por concurso público

A diretoria fez um balanço da última edição do Giro ADUNEMAT, realizada nos meses de setembro e outubro com passagens pelos campi da UNEMAT. O objetivo foi intensificar o diálogo com docentes, estudantes e técnicos sobre pautas da categoria, especialmente a luta por concurso público para docentes da UNEMAT. Nos encontros, foi constatado o agravamento do déficit de professores efetivos, que prejudica diretamente o ensino, a pesquisa e a extensão. Também foi abordado a mobilização e a importância da luta contra a PEC 38 que trata da Reforma Administrativa, além da luta dos servidores e servidoras pelo direitos à recomposição salarial.

Sobre o concurso, a diretoria informou que, mesmo com sinalizações positivas em reuniões com a Reitoria, a autorização oficial para o concurso ainda não foi publicada pelo Governo do Estado. A demanda da categoria é urgente: são necessárias, no mínimo, 327 vagas para recompor o quadro docente, número que já aumenta com as novas aposentadorias. Embora o concurso conste na LDO de 2025, “tudo indica que o governo está protelando a realização até a aprovação da reforma administrativa, que pode inviabilizar o concurso”, reforçou a diretoria durante a Assembleia.

Mobilização contra a Reforma Administrativa

O professor Domingos Sávio relatou a participação da ADUNEMAT na Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa, realizada em Brasília no dia 29 de outubro. A mobilização, que reuniu milhares de servidores, conseguiu que alguns deputados retirassem suas assinaturas de apoio à PEC.

“Foi uma vitória importante, ainda que provisória. A mobilização precisa continuar”, afirmou Domingos, destacando que sindicatos de todo Mato Grosso permanecerão em diálogo e construção conjunta de novos atos. Ele também lembrou que há uma expectativa de novas audiências, incluindo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para debater o tema, e demais atividades em conjunto com sindicatos e entidades de Mato Grosso das esferas Municipal, Estadual e também Federal.

Orçamento da LOA 2026 e RGA

Domingos também apresentou o cenário orçamentário da UNEMAT para 2026, ressaltando a estagnação nos recursos de investimento (apenas R$ 6 milhões), o que compromete a expansão e qualificação das atividades acadêmicas. Sobre a recomposição salarial, enfatizou a necessidade de seguir lutando pelos 19,52% de perdas acumuladas da RGA dos servidores públicos estaduais.

XXI Encontro do Setor das IEES/IMES/IDES

A professora Dinairan Souza apresentou um informe sobre sua participação no XXI Encontro do Setor das IEES/IMES/IDES, realizado de 24 a 26 de outubro de 2025, em Campina Grande (PB). Representando a ADUNEMAT, Dinairan integrou um coletivo de 80 participantes provenientes de 20 seções sindicais, que debateram temas como carreira, salário, condições de trabalho e os desafios impostos pela Reforma Administrativa.


Eleição de delegados para o 44º Congresso do ANDES-SN

Considerado o espaço máximo de deliberação da categoria docente, o 44º Congresso do ANDES-SN acontecerá entre os dias 2 e 6 de março de 2026, em Salvador (BA). A ADUNEMAT terá direito a cinco delegados, sendo uma vaga de indicação da própria diretoria, que apresentou e teve referendado o nome da presidente Luciene Neves.

Com a votação da categoria, foram eleitos os professores Domingos Sávio (Unemat Cáceres), Leydiane Sales (Unemat Diamantino), Diones Krinski (Unemat Tangará da Serra) e Dinairan Souza (Unemat Cáceres). Para a suplência, foram eleitos os professores Tânia (Unemat Cáceres) e Jânio Veiga (Unemat Cáceres).

🔹 Primeira Assembleia
Debateu e deliberou sobre o parecer do Conselho Fiscal referente às contas e aos balancetes anuais de 2024 da ADUNEMAT.
👉 Assista abaixo:

🔹 Segunda Assembleia
Fez os Informes gerais e realizou da Eleição de delegados/as para o 44º Congresso do ANDES-SN.
👉 Assista abaixo:

Assessoria/ADUNEMAT