Em São Paulo, ADUNEMAT participa do Seminário Nacional do ANDES-SN sobre organização e futuro da luta sindical

A ADUNEMAT – Seção Sindical do ANDES-SN, participou, representada pela professora e vice-presidente, Thielide Pavanelli, do Seminário Nacional de Questões Organizativas, Administrativas, Financeiras e Políticas, realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, em São Paulo (SP).

O evento, organizado pelo ANDES-SN em conjunto com a Adunifesp, reuniu cerca de 120 participantes de 47 seções sindicais de todo o país. O objetivo central foi promover uma reflexão profunda sobre a estrutura do sindicato, buscando estratégias para superar a crise do movimento sindical e fortalecer a organização da classe trabalhadora frente à ofensiva neoliberal.

A participação da ADUNEMAT se inseriu em discussões sobre o futuro da categoria docente. O seminário iniciou com uma análise de conjuntura sobre a crise do trabalho e a necessidade de repensar estratégias de luta. Foram debatidos temas como a precarização, a terceirização e a importância de um conceito de classe trabalhadora que contemple as diversidades de raça, gênero e orientação sexual, combatendo opressões que fragmentam a luta coletiva.

Outro ponto alto do encontro foi a mesa “Federação x Sindicato Nacional”. O debate reafirmou a concepção histórica do ANDES-SN como um sindicato nacional autônomo, independente e organizado pela base, em contraposição ao modelo federativo. Foi destacado que, apesar da queda geral na sindicalização no Brasil, o ANDES-SN mantém sua relevância e capilaridade, representando mais de 250 mil docentes.

A vice-presidente da ADUNEMAT, Thielide Pavanelli, acompanhou também as discussões sobre o aprimoramento dos espaços deliberativos (como Congressos e CONADs). A categoria debateu a necessidade de atualizar metodologias para tornar esses espaços mais produtivos e democráticos, sem perder a essência classista.

Questões financeiras também estiveram em pauta, com análises sobre o Fundo Único, o rateio de custos e a sustentabilidade das seções sindicais, especialmente as menores, garantindo que todas tenham condições de participar ativamente das decisões nacionais.

Entre os encaminhamentos mais importantes, ficou definido que todas as discussões e propostas levantadas durante os três dias serão sistematizadas em um relatório detalhado; Este relatório será enviado às seções sindicais, incluindo a ADUNEMAT, para avaliação e sugestões; e o conteúdo final servirá de base para o Texto de Apoio e as propostas de resolução que o Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) apresentará no 44º Congresso do ANDES-SN, agendado para março de 2026, em Salvador (BA).

A presença da ADUNEMAT reforça o compromisso da seção sindical com a construção coletiva e a defesa intransigente de um sindicato forte, democrático e preparado para os desafios da educação pública.

Assessoria ADUNEMAT/ Com informações do ANDES-SN
Fotos: Eline/ANDES-SN