RGA 2025: Após diálogo entre sindicatos e deputados, Assembleia aprova reajuste de 4,83% e apresenta PEC para regulamentação da revisão


Após intensos diálogos entre sindicatos e deputados, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou nesta quarta-feira (22) o reajuste geral anual (RGA) de 2025 para os servidores públicos estaduais, com o índice de 4,83%. O percentual segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país. O governo do estado já anunciou que os salários de janeiro serão pagos com o novo reajuste tendo em vista que a Lei já foi publicada em diário oficial nesta quarta-feira (22).
A aprovação é fruto de intensas negociações entre os sindicatos, entre eles a Adunemat, e os deputados estaduais, realizadas nos dias 21 e 22 de janeiro, no Colégio de Líderes da Assembleia. Durante os diálogos, além de um acordo sobre o índice, os parlamentares se comprometeram a avançar nas discussões sobre os passivos atrasados dos anos anteriores (2018 a 2022), que ultrapassam 13% e são uma reivindicação histórica dos servidores.
Outro ponto de destaque foi a leitura, em plenário, de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para regulamentar a RGA. A proposta assinada por 12 deputados prevê a criação de uma data-base anual para os reajustes, cita a necessidade de instituição de uma mesa permanente de negociação com o governo, além de outras medidas que buscam dar mais segurança aos servidores no processo de revisão salarial. Após a leitura em plenário, a PEC agora deverá seguir para a tramitação na ALMT quando poderá ser acessada na íntegra.
A Adunemat esteve presente em todas as etapas do processo, reforçando o compromisso com a defesa dos direitos dos servidores públicos de Mato Grosso, em especial dos docentes da UNEMAT. O pagamento da RGA é uma pauta constante do sindicato, inclusive como ponto de reivindicação na campanha salarial dos docentes nos últimos anos. “Esse é um avanço importante, fruto da união, da mobilização e do diálogo entre os trabalhadores e o Parlamento. Seguimos firmes na luta pela regulamentação da RGA e pelo pagamento dos passivos acumulados”, destacou a presidente, Luciene Neves. A sessão foi acompanhada por professores da Unemat sindicalizados à Adunemat, além da diretoria, entre eles o tesoureiro Domingos Sávio e a presidente Luciene Neves.




















