ADUNEMAT acompanhou, nesta quarta e quinta-feira, a primeira sessão de 2025 do CONEPE, que debateu Minuta sobre os Cursos Rotativos na UNEMAT


Nesta quarta-feira e quinta-feira, dias 26 e 27, a diretoria da ADUNEMAT S. Sindical do ANDES-SN, representada pela presidente, professora Luciene Neves, e pelo tesoureiro geral, professor Domingos Sávio, acompanhou de perto a 1ª Sessão Ordinária de 2025 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Durante os dois dias de reunião, o CONEPE debateu e votou diversas pautas da universidade, incluindo a Minuta dos Cursos Rotativos, um tema amplamente discutido pela categoria docente e pelo sindicato nos últimos meses.
A ADUNEMAT acompanhou as discussões sobre a minuta, intervindo ao longo de todo o processo do debate nos dois dias. A proposta de retirada de pauta defendida pela ADUNEMAT e aprovada entre os docentes na Assembleia Geral Extraordinária da categoria, realizada na segunda-feira, 24, não foi acatada. No entanto, ao longo dos debates, os conselheiros e conselheiras conseguiram ampliar o diálogo e modificar o conteúdo do documento, que recebeu ajustes e adequações importantes.
Uma das principais alterações foi no título da minuta, que originalmente tratava da “rotatividade dos cursos de graduação de oferta contínua”. Com a mudança, a minuta passou a ser intitulada “Política de Acompanhamento e Monitoramento dos Cursos de Oferta Contínua da UNEMAT”. Com isso, a proposta de cursos rotativos foi integrada como uma das possibilidades para abordar a questão da baixa demanda e da alta evasão dos alunos na graduação da universidade.
Para a presidente da ADUNEMAT, professora Luciene Neves, a mudança torna a política mais abrangente e reflete um foco mais amplo nas questões que envolvem os cursos com baixa demanda e alta evasão dos estudantes. “Como o novo nome sugere, a política se torna um instrumento de acompanhamento e monitoramento, com ênfase na problemática dos cursos de baixa ou baixíssima demanda e na permanência dos estudantes”, destacou, ao final dos debates no CONEPE.
A ADUNEMAT vem acompanhando o documento desde 2024, realizando estudos e análises sobre a minuta em parceria com sua assessoria jurídica. O assunto foi foco no debate da categoria na última Assembleia Geral Extraordinária, que pode ser assistida na íntegra AQUI. Além disso, na Assembleia Geral do dia 24 de março, os docentes discutiram a organização de um Dia de Paralisação na UNEMAT, a ser realizada no dia 09 de abril, com ações nos campi, para dialogar sobre os problemas de alta evasão e a baixa demanda nos cursos, buscando envolver toda a comunidade acadêmica na discussão dessas questões.
Além dos cursos rotativos, a primeira reunião do CONEPE de 2025 abordou uma série de outros temas importantes. A reunião também marcou a posse de 32 novos conselheiros docentes e 10 novos conselheiros técnicos, que iniciarão seus mandatos para o período de 2025-2026. O CONEPE também conta com a participação de cinco conselheiros discentes, cujo mandato segue até abril.



Fonte: Assessoria/ADUNEMAT