NOTA DE REPÚDIO: Pela erradicação da violência sexual e pela garantia de um ambiente universitário seguro e acolhedor


A ADUNEMAT – Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso – vem a público expressar seu mais veemente repúdio ao recente caso de tentativa de estupro ocorrido nas dependências do campus de Cáceres da UNEMAT.
Na última semana, uma estudante foi vítima de tentativa de violência sexual dentro do espaço universitário. Conforme relatos da vítima e de representações estudantis, o agressor já possuía histórico de denúncias semelhantes e, mesmo após a concessão de medida protetiva judicial, continuava frequentando a universidade, expondo a vítima a riscos contínuos.
Este episódio lamentável, que motivou uma expressiva mobilização estudantil e um ato público no campus da Cavalhada em 15 de maio, evidencia a gravidade e a urgência de medidas concretas de responsabilização e proteção. A universidade deve ser um espaço seguro para todos e todas – especialmente para as mulheres, que são historicamente as principais vítimas de violências dentro e fora do ambiente acadêmico.
A ADUNEMAT reitera o compromisso com a luta contra todas as formas de violência, em especial o assédio sexual e moral, e recorda que essa pauta já integra, há anos, as reivindicações da categoria docente, constando inclusive no material informativo da campanha salarial de 2024.
É importante ressaltar que as reivindicações da ADUNEMAT contribuíram para que a instituição aprovasse a Resolução nº 55/2023, que institui a Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual e a qualquer outra forma de Discriminação no âmbito da Universidade do Estado de Mato Grosso. No entanto, essa política ainda precisa ser efetivamente implementada e a ADUNEMAT continua cobrando sua aplicação, uma vez que a universidade deve agir com firmeza para garantir que nenhum agressor permaneça impune e que nenhuma vítima seja silenciada.
A ADUNEMAT se solidariza com a estudante violentada, com toda a comunidade acadêmica mobilizada e reafirma que seguirá vigilante e atuante na defesa de uma universidade segura, justa e livre de opressões e que todos os assediadores sejam punidos.
Cáceres, 16 de maio de 2025
ADUNEMAT – Associação dos Docentes da UNEMAT