Semana de Lutas das IEES/IMES/IDES acontece de 26 a 30 de maio com foco em concurso público, orçamento e democracia universitária

O 43º Congresso do ANDES-SN aprovou a realização da Semana de Lutas do Setor das Instituições Estaduais, Municipais e Distrital de Ensino Superior (IEES/IMES/IDES) no primeiro semestre de 2025. A deliberação foi reafirmada e encaminhada durante a reunião do Setor, que aconteceu nos dias 21 e 22 de março, em Recife (PE).

A mobilização nacional, que ocorrerá entre os dias 26 e 30 de maio, visa fortalecer as pautas históricas das universidades estaduais, municipais e distrital, com ênfase na defesa do concurso público com dedicação exclusiva, ampliação de orçamento para o ensino superior nos estados e municípios, valorização do piso salarial nacional do magistério e o fim da lista tríplice para escolha de reitores.

A campanha, intitulada “Universidades Estaduais, Municipais e Distrital: Quem conhece, defende!”, contará com atividades organizadas pelas seções sindicais em todo o país, incluindo a ADUNEMAT.

Confira abaixo a programação nacional!

Programação da Semana de Lutas – 26 a 30 de maio de 2025

  • 26/05 (segunda-feira) – Lançamento do vídeo da campanha com o mote: “Concurso público Já! Com Dedicação Exclusiva (D.E.) e garantia de cotas!”

  • 27/05 (terça-feira) – Ações de mobilização junto às Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, com foco na exigência de maior orçamento para as universidades estaduais e municipais.

  • 28/05 (quarta-feira) – Atividades organizadas pelas seções sindicais, com destaque para debates sobre a valorização do piso salarial nacional do magistério.

  • 29/05 (quinta-feira) – Continuidade das ações de base e mobilizações nas instituições e comunidades locais.

  • 30/05 (sexta-feira) – Encerramento com o lançamento de um novo vídeo da campanha, desta vez com o mote: “Pelo fim da lista tríplice já!”

A ADUNEMAT reforça a importância de a categoria acompanhar as ações das universidades em todo o Brasil e convoca docentes a promoverem atividades em seus campi de atuação, bem como a participarem das iniciativas organizadas nos campi que se somarem à programação da Semana de Lutas. Em tempos de ataque à autonomia universitária e de precarização das condições de trabalho e ensino, mobilizar-se é defender a universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

Assessoria ADUNEMAT com informações do ANDES-SN