Mesmo com orçamento aprovado, governo de MT ainda não autoriza concurso para docentes da Unemat

ADUNEMAT cobrou nesta quarta (6), o posicionamento da Reitoria e reforçou a urgência na abertura de vagas efetivas para professores após 13 anos sem concurso público

A diretoria da ADUNEMAT (Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso) reuniu-se nesta quarta-feira, 6 de agosto, com a Reitoria da UNEMAT, em Cáceres, para discutir o andamento das tratativas com o Governo do Estado sobre a realização do concurso público para professores efetivos da Universidade.

Apesar de o certame constar na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 — com orçamento garantido —, o governo estadual ainda não autorizou oficialmente a abertura do concurso, cuja última edição ocorreu há mais de 13 anos.

A reunião foi solicitada pela ADUNEMAT como forma de acompanhar o diálogo entre a Reitoria e a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG). A entidade foi representada pela presidenta, professora Luciene Neves, e pelo tesoureiro-geral, professor Domingos Sávio.

Durante o encontro, a reitora da UNEMAT, professora Vera Maquêa, informou que tem mantido diálogo com o secretário da SEPLAG, Basílio Bezerra, mas até o momento não houve sinalização positiva para a liberação do concurso por parte do governo de Mato Grosso.

Atualmente, cerca de 50% do corpo docente da UNEMAT é composto por professores contratados de forma temporária, o que prejudica a continuidade de projetos de pesquisa e extensão, além de comprometer a qualidade do ensino ofertado. Os contratos temporários restringem os docentes à atuação apenas em sala de aula, criando um cenário de precarização da carreira docente e instabilidade institucional.

A expectativa da ADUNEMAT era de que, com a aprovação na LDO 2025, o anúncio da autorização fosse feito já neste ano.

“A pauta do concurso é urgentíssima para nossa categoria e não vamos recuar. Continuaremos buscando uma agenda direta com o secretário da SEPLAG e exigindo do governo uma posição concreta para que o edital seja publicado ainda este ano”, afirmou a professora Luciene Neves.


Desde 2018, a ADUNEMAT tem atuado de forma incisiva na cobrança pelo concurso, com envio de ofícios, articulações políticas, acompanhamento de audiências públicas e mobilizações junto à categoria e à sociedade.

A associação reforça o chamado para que todos os docentes da universidade se mantenham mobilizados, acompanhem as atualizações da pauta, divulguem as informações nos campi e participem das futuras convocações para ações coletivas de pressão.

Assessoria ADUNEMAT
Foto de capa: Assessoria/UNEMAT