Após percorrer 11 cidades, Giro ADUNEMAT encerra 4ª edição em Juara nos dias 29 e 30 de outubro com diálogo sobre concurso para docentes da UNEMAT, RGA e a luta contra a Reforma Administrativa


A ADUNEMAT (Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso), Seção Sindical do ANDES-SN, encerra nos dias 29 e 30 de outubro a 4ª edição do Giro ADUNEMAT, com visita ao campus da UNEMAT em Juara. A atividade marca o fim de uma jornada que percorreu 11 cidades desde setembro — e que, ao todo, somará 12 campi visitados em todo o estado.
Mais do que uma agenda itinerante, o Giro se consolida como um instrumento de informação, diálogo e unidade na luta. Ao longo das últimas semanas, a diretoria percorreu os campi de Rondonópolis, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Sinop, Alta Floresta, Diamantino, Nova Mutum, Cáceres, Nova Xavantina e Pontes e Lacerda. Em cada parada, panfletagens, diálogos em salas de aula, diálogo com docentes, técnicos e estudantes reforçaram a importância de manter o sindicato próximo da base .
Vozes e lutas em cada canto da UNEMAT
Em Diamantino, as atividades foram realizadas nos dias 29 e 30 de setembro e contaram com a participação da presidente da ADUNEMAT, professora Luciene Neves, que tem acompanhado todo o percurso do Giro, e da secretária-geral da entidade, professora Bruna Freitas, do campus local.










Já Nova Mutum abriu as ações de outubro, nos dias 1º e 2, com debates sobre a necessidade urgente de concurso público para docentes, após 13 anos sem edital, e sobre a recomposição das perdas salariais (RGA). Em encontros marcados por panfletagens, distribuição de materiais e falas em sala de aula, a diretoria também abordou os impactos da Reforma Administrativa e reafirmou a defesa do serviço público e da carreira docente.








Em Cáceres, a passagem da ADUNEMAT coincidiu com a realização do CONUEE-MT (Congresso da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso), sediado na UNEMAT. A presidente Luciene Neves e o tesoureiro-geral Domingos Sávio participaram da programação oficial, levando à plenária o posicionamento da ADUNEMAT sobre a valorização da educação pública, o protagonismo de pessoas negras, LGBTQIAPN+ e povos tradicionais no ensino superior, o financiamento das universidades estaduais e a importância da unidade entre o movimento estudantil e o movimento docente.

















Em Nova Xavantina, a diretoria deu continuidade às visitas em sala de aula, aprofundando o diálogo com estudantes. Além da presidente Luciene Neves, participou das atividades o professor Ary Gertz, tesoureiro-adjunto da ADUNEMAT, que somou forças nas panfletagens e nas conversas com a comunidade acadêmica.














Já em Pontes e Lacerda, o Giro abriu espaço para o diálogo entre a ADUNEMAT e o SINTESMAT, envolvendo a atual gestão e representantes das chapas que concorrem à nova direção da seccional. O encontro tratou de pautas conjuntas, como o Plano de Carreira e Cargos dos Técnicos Administrativos (PCCTAE), e reforçou a necessidade de articulação entre as duas categorias na defesa da universidade pública. Durante a passagem, a diretoria também concedeu entrevista a uma emissora de TV local, destacando as principais reivindicações da campanha sindical.















Próxima parada: Juara
Encerrando o circuito de visitas, o campus da UNEMAT em Juara receberá nos dias 29 e 30 de outubro o último ato da 4ª edição do Giro ADUNEMAT. A expectativa é de ampla participação da comunidade acadêmica, em mais uma vista para o diálogo sobre as pautas de luta.

Ao longo de 2025, o Giro percorrerá 12 campi da UNEMAT, consolidando-se como uma das principais estratégias da ADUNEMAT para fortalecer o diálogo com a base e construir coletivamente as pautas de luta da categoria docente.
Assessoria/ADUNEMAT






