ALERTA DE GOLPE: Assessoria Jurídica da ADUNEMAT emite orientações sobre prova de vida

Diante de relatos recentes sobre tentativas de golpe e de dúvidas relacionadas aos procedimentos de prova de vida, a Assessoria Jurídica da ADUNEMAT divulga orientações direcionadas a aposentadas(os) e pensionistas. O comunicado esclarece às sindicalizadas e aos sindicalizados como funcionam os processos oficiais do INSS e do MTPREV, alerta para práticas fraudulentas utilizadas para enganar beneficiários e reforça quais são os canais institucionais seguros para atendimento.

Confira abaixo o comunicado na íntegra.

ATENÇÃO APOSENTADOS E PENSIONISTAS – ORIENTAÇÕES SOBRE PROVA DE VIDA

Prezados(as),
Em razão de relatos recentes no grupo de WhatsApp, seguem orientações importantes:

ALERTA DE GOLPE

O INSS não realiza Prova de Vida por telefone ou mensagem de texto e não solicita dados pessoais, senhas ou transferências de dinheiro. O INSS também não envia servidores para colher dados e fotos dos segurados em suas residências. Se você recebeu ligação ou SMS pedindo prova de vida, DESLIGUE IMEDIATAMENTE. Trata-se de golpe. Normalmente, é feito por meio do APP MEUINSS ou pelo Banco Oficial onde é feito o pagamento.

NUNCA faça:

  • Reconhecimento facial por videochamadas com desconhecidos
  • Envio de fotos de documentos por WhatsApp
  • Clique em links recebidos por SMS ou e-mail

IMPORTANTE: MTPREV é diferente do INSS

Quem se aposentou como servidor estadual de MT (ex.: UNEMAT) tem seu benefício administrado pelo MTPREV (Mato Grosso Previdência), e não pelo INSS. São sistemas distintos. O recadastramento do MTPREV é composto por duas etapas: a documental e a prova de vida, esta última realizada pelo Aplicativo Gov.BR.

CANAIS OFICIAIS DO MTPREV:

  • Central Telefônica/WhatsApp: (65) 3363-5300
  • E-mail: atendimento@mtprev.mt.gov.br
  • Site: www.mtprev.mt.gov.br
  • Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h

SOBRE A PROVA DE VIDA DO INSS (para quem também tem benefício no RGPS):

A prova de vida é obrigatória e ocorre todo ano. Atualmente, o INSS é responsável por fazer o cruzamento de dados com bases governamentais para verificar a condição do beneficiário. Não é mais obrigatório comparecer ao banco ou ao INSS para comprovar que está vivo. A notificação oficial, quando necessária, aparece apenas no extrato bancário ou no aplicativo Meu INSS.

LINKS OFICIAIS:

Está com pagamento bloqueado?

Entre em contato diretamente com o MTPREV pelo telefone/WhatsApp (65) 3363-5300 para verificar sua situação cadastral. Não forneça dados a terceiros.

Em caso de dúvidas, nossa assessoria jurídica permanece à disposição.