ASSÉDIO EM PAUTA


Cuiabá, 27 de junho de 2024
A ADUNEMAT, representada pela professora e Secretária Geral Thielide Pavanelli, participa nesta sexta-feira (28/06) da reunião conjunta do GT Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) e dos setores das IFES e IEES/IMES/IDES do ANDES-SN.
O encontro, que contou com uma extensa programação ao longo do dia, foi realizado no no Auditório Marielle Franco – sede do ANDES-SN, reunindo docentes representantes de Seções Sindicais de todo o país para discutir estratégias de combate ao assédio nas universidades, IFs e CEFETs. Na pauta, serão abordados processos disciplinares administrativos, dados enviados pelas subseções do sindicato nacional e a construção de um protocolo para enfrentar essa questão.
A ADUNEMAT levou à reunião a contribuição com a experiência discutida entre a categoria durante o 2º congresso da ADUNEMAT, realizado em junho deste ano, em Cáceres (MT), sobre a resolução nº 55 da UNEMAT aprovada no final de 2023, que dispõe sobre a Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual e a qualquer outra forma de Discriminação na Universidade do Estado de Mato Grosso.
ENTENDA
A política foi implementada pela universidade em 2023 e fez parte da pressão da ADUNEMAT compondo a Campanha Salarial dos Docentes também em 2023. A pauta, que teve uma importante conquista para a comunidade acadêmica com a aprovação e publicação da resolução 55, agora segue como uma das prioridades da Campanha Salarial 2024, reivindicando a efetividade da resolução.
Assédio é crime e deve ser combatido! ✊
Compartilhamos nossa experiência com as demais Seções Sindicais e continuamos ativos na luta pelo cumprimento efetivo da resolução e pelo fim dos casos recorrentes de assédio dentro da Unemat!