Com 12 campi no roteiro, Giro ADUNEMAT chega à 4ª edição debatendo concurso público, RGA e Reforma Administrativa

Evento ocorre entre setembro e novembro em diversas regiões do estado e pretende fortalecer o diálogo entre a Seção Sindical, docentes e toda comunidade acadêmica

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (ADUNEMAT) S. Sindical do Andes-SN realiza, entre setembro e novembro de 2025, a 4ª edição do Giro ADUNEMAT, iniciativa que percorre os campi da instituição promovendo rodas de conversa com professores, além do diálogo nos corredores e espaços da universidade com estudantes e toda comunidade acadêmica.

Neste ano, o Giro amplia seu alcance e passará por 12 campi da UNEMAT. A agenda tem início já na próxima semana, com encontros em Rondonópolis (8 e 9/09) e Alto Araguaia (10 e 11/09), seguindo depois para Barra do Bugres (15 e 16/09), Tangará da Serra (17 e 18/09), Sinop (22 e 23/09), Alta Floresta (24 e 25/09) e Diamantino (29 e 30/09).

Em outubro, o calendário inclui visitas a Nova Mutum (1 e 2/10), Cáceres — durante o Congresso da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (3 a 5/10) —, Nova Xavantina (7 e 8/10) e Pontes e Lacerda (13 e 14/10). A cidade de Juara também integra o roteiro, com data prevista para novembro.

Entre os principais temas da 4ª edição do Giro ADUNEMAT está a cobrança pela realização de concurso público para docentes da UNEMAT – que está há 13 anos sem certames para reposição de seu quadro efetivo, atualmente composto por 50% de professores temporários, a luta pela RGA — recomposição das perdas salariais acumuladas nos últimos anos e a LUTA contra a Reforma Administrativa, considerada pela categoria como um retrocesso para o serviço público.

De acordo com a diretoria, a iniciativa busca discutir questões estruturais da carreira docente e da universidade, e também fortalecer a unidade da categoria em torno de pautas urgentes como a defesa dos serviços públicos através da luta contra a Reforma Administrativa.

Segundo a presidente, Luciene Neves, “O Giro deste ano se propõe a ser um espaço ainda mais amplo de diálogo, não apenas por meio das tradicionais rodas de conversa, mas também nos corredores da universidade, junto aos professores e estudantes. Queremos fortalecer os serviços públicos, cobrar a realização do concurso público e destacar que, ao receber sua recomposição salarial, o docente investe diretamente na economia local, nas cidades onde reside, fortalecendo assim o desenvolvimento do estado de Mato Grosso”.

Criado em 2022, o Giro ADUNEMAT consolidou-se como espaço de diálogo direto entre o sindicato e os docentes, independentemente de filiação. A proposta é descentralizar o debate, levando a diretoria da ADUNEMAT até os corredores e salas de aula, aproximando a direção da realidade vivida em cada campus e fomentando a organização coletiva.

Assessoria ADUNEMAT